Um elogio vale a pena...
Aos professores de Matemática!
Para desenvolver uma atividade na Redefor, precisei observar os professores de Matemática e relatar algumas vivências da sala de aula e em HTPC. O resultado foi: vocês tiraram nota dez!
Aí vai o relato, na íntegra:
"Ao observar as aulas de duas diferentes professoras da minha Unidade percebi na prática docente de cada uma delas o reflexo da teoria de concepção de aprendizagem de Lev Vygotsky.
Os processos de aprendizagens em sala de aula são estruturados a partir de um certo conhecimento prévio, (às vezes segundo a própria professora se não houver é necessário estruturá-lo revisando conceitos) passando à novos conhecimentos, tanto individualmente quanto no todo. Por exemplo, enquanto a professora explica novos conceitos, simultaneamente aborda em vários momentos a sala, pedindo auxílio para resolução conjunta, estimulando o raciocínio, demarcando até onde os alunos conheciam e em seguida lança o elemento novo, caracterizando assim um desenvolvimento tanto real quanto potencial (ZDP) cuja origem procede da teoria Vygotskyana.
Foi observado também na prática docente destas professoras a opção por agrupamento de alunos, segundo um diagnóstico da sala foi caracterizado alunos que poderiam auxiliar outros mais fracos, bem como a premiação , a problematização e a associação com a prática, balizando a aplicabilidade do assunto abordado.
Os temas observados foram média e geometria e suas relações.
Para encaminhar uma discussão em termos de ensino aprendizagem, durante o HTPC - horário de trabalho pedagógico coletivo- reuni os professores de matemática para um grupo de estudos, dentro deste grupo são discutidos as resoluções de exercícios propostos no caderno do aluno, aproveitando este grupo pretendo levantar as possibilidades de ensino nesta área. O primeiro passo já foi dado, discuti após um vídeo a concepção de Currículo, ainda na semana desta atividade, em seguida passaremos à concepções de educação matemática e metodologias de ensino.
Outra ação que acredito ser de muita ajuda, e já está acontecendo em minha Unidade, foi convidar professores da área para o Clube da Leitura que existe aqui, propus uma atividade em novembro chamada Leitura Matemática e colhi bons frutos. Todos os professores deram sua opinião em uma oficina que montamos e três professores permaneceram no Clube partilhando leituras conjuntas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário